sábado, 12 de junho de 2010

Undervolting

O que é Undervolting?

Undervolting é um processo que reduz a tensão de "excesso" de alimentação do CPU, através de um software. Este é amplamente utilizado como uma solução de refrigeração, mais eficaz do que qualquer outra solução de refrigeração disponível (pasta térmica, …, etc) sem nenhum custo. Os resultados podem variar de 5ºc até 30ºc de queda na temperatura, a maioria vai atingir uma média de 10ºC.


Undervolting não irá comprometer o desempenho. Underclocking e Overclocking (velocidades de clock) é que são responsáveis no que diz respeito ao desempenho. Benchmarks provam que o desempenho permanece o mesmo. A maioria dos principiantes costumam pensar e assumir que undervolting vai sacrificar o desempenho, mas eles estão errados.


Então, provavelmente você está se perguntando como isso funciona e porque Intel / AMD não fez isso antes ... PORQUE? COMO?


Nem todos os chips processadores são construídos da mesma forma. Cada processador individual têm tolerâncias diferentes de tensão.. Em vez de fazer o tuning da tensão de cada chip Intel individualmente, para a menor tensão possível e correr o risco de instabilidade, eles fizeram um padrão de tensão completamente estável para funcionar em todos os chips. O problema é que esta tensão padrão de fábrica é bastante elevada. Undervolting aproveita isso reduzindo-a para a quantidade certa.


É também por isso que algumas pessoas podem baixa voltagem mais do que outras, mesmo com exactamente o mesmo modelo de processador. É o mesmo conceito do overclock, alguns podem ir mais longe, outros não. Ao contrário de overclocking, Undervolting não vai anular a garantia ou danificar o hardware.


Não há nenhum truque para undervolting.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: :::::::::::::::::::::::::::::::

 

* Vantagens de Undervolting *

– Arrefecimento do CPU (5º a 20ºc de arrefecimento)
- Mais vida da bateria (15-30mins mais)
- Menos ruído do ventilador e actividade
- Maior vida global do notebook
– Amiga do ambiente (Eco-Friendly)

Ao reduzir a tensão de alimentação do CPU, ele irá correr muito mais frio. Ele também consome menos energia da bateria, que pode resultar numa vida útil extra da bateria  de mais 10-30 minutos, dependendo do grau de baixa voltagem. O arrefecimento significa também menor actividade do ventilador que assim ganha pontos para uma maior vida da bateria e menos ruído do ventilador. O arrefecimento do CPU poderá também conduzir a um arrefecimento do GPU se compartilham o mesmo dissipador de calor / ventilador. É senso comum que um notebook funcionando arrefecido vai durar mais do que um aquecido em contrapartida / quente. O calor é o assassino de peças electrónicas.

 

* Desvantagens * / Riscos
- BSOD (Blue Screen of Death) (Ecrã azul)

Você vai ter quando muito um BSOD, se as tensões estão muito baixos. É por isso que fazemos um teste de estabilidade para certificar de que não temos nenhum BSOD. Se as tensões estão configurados correctamente, você não deve ter nenhum. Um BSOD parece ser o único risco para undervolting. Assim, certifique-se que tudo está salvo antes de fazer qualquer coisa.

. . : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : .

 

 

Você precisa baixar estes programas (não instalar RMClock ainda). Clique para ir para a página de download
- RMClock v.2.35 - (CPU clock utility)
- CPU Orthos Loader - (Usado para teste de carga da CPU e teste de estabilidade)
- HWMonitor - (Escolha entre 32/64bit no canto superior esquerdo)
(Orthos e HWMonitor não precisam ser instalados clip_image001. Eles são apenas programas .exe)

1) Verificar temperaturas Máximas antes de baixa voltagem

Em primeiro lugar, nós precisamos descobrir como o seu CPU fica quente quando em carga para comparar com o que undervolting pode alcançar.


i) Abrir o HWMonitor. Ele vai mostrar as temperaturas máxima, mínima e actuais do CPU / GPU / HDD. Hoje vamos olhar só para as temperaturas do núcleo da CPU. Recomendo o uso HWMonitor porque é um dos melhores programas para ver a temperatura e pela sua precisão, mas outros também trabalham bem.


ii) Executar ORTHOS CPU Loader. Este programa será útil para simular a carga completa da CPU para os dois núcleos.


iii) Clique no botão Start e deixe-o funcionar por 10mins. Assista ao disparar da temperatura até cerca de 70-90ºc.


iv) Uma vez feito esforço do CPU por 10mins, parar o programa e registe a temperatura máxima.
-Consegui uma temperatura de 79ºc.


clip_image002

2) *** Instalação e configuração RMClock ***

Nota: Os utilizadores do Vista x64 precisarão fazer o download dos drivers 64bit abaixo para que o RMClock funcione


i) Unzip / Instale RMClock no seu notebook


ii) Executar RMClock


iii) Clique em "Advanced CPU Settings". A versão mais recente do RMClock deve detectar automaticamente o seu CPU. Se isso não acontecer, então clique no botão "Mobile" perto do fundo e marque "Apply these settings at startup ". Agora clique no botão Aplicar


*AMD users need to tick P-State Transistors for a better undervolt *
clip_image003


- Se ele lhe pede para reiniciar o programa, faça isso. Depois de ter reiniciado ir para o "CPU info ". Verifique sua exibição correcta do processador que você tem. Nesta página você também vai ver um monte de dígitos subindo e descendo sobre o seu CPU.

 

3) *** Setting up Profile ***

i) Dê um duplo clique na guia Profile, em seguida, clique em "Performance on Demand" sub-profile.

- Marque "Use P-State Transitions " para ambos AC e Bateria
- Marque todas as caixas Index possíveis, certifique-se de deslocamento para baixo e clique nas outras
- Clique em Aplicar quando tudo feito.

clip_image004

Agora vamos voltar para a página Main Profile...


ii) alterar o Profile actual na caixa suspensa para "Performance on Demand " tanto para alimentação AC como para bateria


-Certifique-se de que todas as caixas de Index são assinaladas. Se você tiver SuperLFM ou IDA sugiro deixar isso por enquanto. Veja abaixo, mais tarde, para que servem esses recursos.

. iii) Desmarque " Auto Adjust intermediate-states VID " perto do fundo e aperte o botão Default. As tensões de fábrica devem aparecer agora. Clique em Aplicar.


clip_image005

4) *** Undervolting ***

Na página principal do profile, você verá multiplicadores e voltagens diferentes. O que são os multiplicadores?


Multiplicadores são incorporados com Intel SpeedStep Technology (ver abaixo para a definição completa). Em vez da CPU funcionar à potência máxima o tempo todo, os multiplicadores são utilizados para dinamicamente baixar a velocidade de clock para fazer o processador funcionar mais eficientemente.

Quanto mais poder de processamento você precisa, quanto maior será o multiplicador que o CPU vai utilizar. Quanto maior o multiplicador de velocidade, maior será o clock correspondente. Quanto maior o clock, mais tensão é necessita para trabalhar (vice versa)


i) Em primeiro lugar, vamos começar a abaixar a tensão do maior multiplicador que é o multiplicador de 11x para mim.
-A maioria das pessoas devem ser capazes de baixa-lo, pelo menos, 0,100 v para começar com os testes iniciais, em seguida, diminuindo lentamente a partir daí.


ii) Clique sempre em Aplicar para que o novo valor da tensão tenha efeito e faça o teste de estabilidade abaixo. Continue fazendo isso todas vezes que você baixar a tensão.

 

5) *** Teste de Estabilidade *** (certifique-se de que todo o trabalho está salvo!)

i) Abrir Orthos e HWMonitor novamente. (Agora vamos ver como está muito mais frio)
ii) Vá para o "CPU info" guia de RMClock (você também pode ver as temperaturas e as estatísticas aqui).
iii) definir o tipo de teste para "Small FFTs - stress CPU" para concentrar o teste no CPU.
iv) Executar teste de stress Orthos por 45mins ou mais
- Se ele não falhar quando o teste de estabilidade é feito, então você pode baixar mais. Sugiro baixar de 0,025 v de cada vez até aparecer um BSOD ou dar um aviso de erro.


* Se você receber um ecrã azul – então encontrou um limite e a tensão está muito baixa. Uma vez que se reinicia a partir da BSOD, deve reverter para as últimas tensões estáveis. Mantenha um registo de tensões boas/más no papel.


* Se você receber um aviso ou um erro de hardware no Orthos - Sua tensão está muito baixa. Aumente a tensão e tente novamente.


-Depois de ter encontrado uma tensão instável, sugiro aumentar a tensão por duas etapas. Isto irá colocar uma margem de segurança longe da tensão instável para garantir a estabilidade


** É normal obter um BSOD ou erro em algum ponto. Ele não fará nenhum dano ao hardware.


** A maioria das pessoas são capazes de atingir 0,150 v à 0,250 v menos que as tensões padrão(default) para o maior multiplicador. Novamente, tudo depende das tolerâncias dos seus processadores.


clip_image006

6) *** Resultados ***

Após várias mudanças e testes de estabilidade eu fui capaz de baixar para 1.100v que é a 0,150 volts inferior à minha tensão normal (1.250v). Esta baixa de voltagem não é tão grande em comparação com o que outros podem atingir, mas fez uma diferença significativa.


A minha temperatura máxima antes de undervolting foi de 79ºc agora é só 67ºc! Essa é uma baixa de 12ºc obtidos a custo de nada.


Não posso calcular com precisão, quanta vida extra da bateria vai ser obtida porque existem muitas variáveis. Posso estimar cerca de 15-25mins pela percepção que eu tenho. Em media pode ser obtida uma diferença 10Watt.


Quando encontrar as suas configurações de tensão ideal, sugiro fazer um teste de esforço adicional de 3 horas (quando tiver tempo livre) para se certificar de que está 100% estável.


Depois de concluir que os valores de tensão são estável, agora pode escolher fazer com que estes ajustes sejam executados na inicialização:


Ir para pagina Main Profile na caixa suspensa escolher startup "Performance on Demand"> "Aplicar"
Agora vá até a página Configurações> Seleccione "Start Minimized in Windows Tray" e "Run at windows startup"> "Aplicar"


" Para mostrar as temperaturas do CPU na barra de tarefas / Bandeja do Sistema> clique direito no ícone da roda RMClock e clique em "Show CPU Temperature"
Assista ao seu notebook a funcionar significativamente mais frio. clip_image001[1]

Notas:
-RMClock não reconhece CPU's com half multipliers. Ele irá arredondar para o número inteiro mais próximo, portanto, downclocking. T8100/T9300/P7350/P8400/P9500 serão underclock por 100mhz
-A baixa voltagem, só será de facto aplicada quando o RMClock está ligado.
-A última versão do CPU-Z mostrará tensão incorrecta, use o v1.41
-Se você desmarcar uma caixa na página do Profile principal, precisará remarca-la novamente na página "Sub-Profile '
-Se o seu CPU está em overclock, certifique-se de que baixa a voltagem quando está em overclock, para que você possa encontrar as tensões melhores para as velocidades de overclock.

7) *** Testes e rebaixamento de outros Multiplicadores de tensões ***

Para tirar o máximo proveito de Undervolting, você também pode diminuir as tensões para outros multiplicadores para valores óptimos. Até agora, testamos apenas o multiplicador máximo. Quanto menor o multiplicador #, menor a tensão que precisa.


Para fazer o teste de estabilidade sobre os outros multiplicadores teremos que desactivar o multiplicador maior, desmarcando-o na página de Profile principal (para mim o multiplicador 11x), em seguida, clicar em Aplicar. Isto irá fazer com que o CPU deixe de usar este multiplicador é será usado o 10x como o de maior velocidade a que o CPU vai chegar. Cada um corresponde a uma velocidade do clock, 11x é 2.2GHz, 2GHz é 10x, 9x é de 1,8 (para o meu CPU)


Agora você sabe o que fazer ...
1) Reduza as tensões lentamente

2) Execute o teste Orthos para 45mins
3) Verifique na página CPU Info ou no CPU-Z, qual é o multiplicador correcto em utilização 
4) Encontre a tensão ideal
5) Passe para o próximo multiplicador desseleccionado na página de profile o multiplicador mais elevado e em seguida, voltar ao passo 1


Você não precisa testar o menor multiplicador (idle), porque não podemos nunca mudar esta tensão. Esta tensão será sempre fixada num valor estável.
É um processo demorado obter as tensões estáveis óptimas para cada multiplicador, mas compensa no final.
Nota: Após tudo feito, certifique-se de remarcar as caixas dos multiplicadores na pagina "Main Profile" e na "Performance on Demand" sub-profile , para que a performance não seja afectada.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: :::::::::::::::::::::::::::::::

 

Extra! Bloqueio do CPU à sua velocidade máxima

RMClock oferece diferentes profiles de energia. O desempenho máximo é o profile que permite que você escolha apenas um multiplicador, será usado apenas esse multiplicador / clockspeed.


Este profile é bom para grandes jogadores, alguns cenários onde é necessário toda a capacidade do CPU e para as pessoas que tenham problemas com Speedstep, quando este não funciona correctamente. Só recomendamos usar este perfil quando o notebook estiver ligado ao adaptador AC, porque vai aumentar a descarga da bateria.


Bloquear o CPU irá diminuir o atraso resultante da mudança dinâmica do multiplicador. Melhorou os pontos do PCMark05 quando eu bloqueei a velocidade máxima.


Para bloquear a CPU na velocidade máxima:
i) Vá para a página Maximal Performance Sub-profile
- Marque 'Use P-State Transition'
- Marque o multiplicador para o qual deseja bloquear a velocidade (Escolha o índice mais alto #)
- Clique em Aplicar
ii) Ir para a página Main Profile
- Seleccione o Maximal Performance na caixa drop down para AC actual e inicialização
-Aplicar


Se for bem sucedido, você deve observar que o ícone RMClock que roda na bandeja do sistema ficar completamente vermelho. Isso significa que a velocidade é bloqueado para velocidade máxima.


Essa configuração só irá bloquear a CPU quando está em corrente alternada. Quando ele é desligado, ele vai mudar para a dinâmica de comutação (Speedstep) para melhorar o consumo de energia. Você também pode optar por underclock da CPU quando quiser usar a bateria por mais tempo.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: :::::::::::::::::::::::::::::::

 

Extra! Como fazer Underclock CPU usando RMClock

O profile actual é dinâmico, o que significa que só usará a energia da CPU tanto quanto for precisa. Underclocking só é útil se você quiser limitar completamente a velocidade máxima de CPU para determinadas razões específicas. Obviamente, o notebook funcionará relativamente mais lento, dependendo do underclock.


Se você testou os outros multiplicadores acima deste e não percebeu que ... então você fez inconscientemente o underclock. Desseleccionando Index / multiplicadores na página do profile principal, você está desactivando o multiplicador / velocidade que o processador pode usar. Então é suficiente que desmarque os multiplicadores mais elevados. Certifique-se de clicar Aplicar e verifique a página CPU info.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: :::::::::::::::::::::::::::::::

 

Que é a Tecnologia Intel SpeedStep?

"SpeedStep permite que a velocidade de clock de um processador seja alterada dinamicamente por software. Executando o processador em altas velocidades de relógio permite uma melhor performance. Entretanto, quando o processador é executado numa velocidade menor, a voltagem do núcleo pode ser reduzida, permitindo uma redução do consumo de energia e dissipação de calor. "

 

Em termos básicos, em vez da CPU correr sempre a toda velocidade o tempo todo, speedstep reduz dinamicamente a velocidade de clock usando multiplicadores para tornar o CPU mais eficiente. E só usar maior poder de processamento quando for necessário.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: :::::::::::::::::::::::::::::::

O que é SuperLFM e IDA?

SuperLFM significa Super Low Frequency Mode. Este recurso engenhoso permite que o processador trabalhe com uma velocidade de clock ainda menor cortando dinamicamente o FSB para metade. Por sua vez, significa velocidades de relógio ainda mais baixas e tensões e então maior tempo de vida da bateria, assim maior eficiência. Num T7500 é capaz de fazer o CPU trabalhar em modo idle em 600mhz@0.850v em vez do padrão (default) que é 1200mhz@0.937v. Esta funcionalidade só está disponível na plataforma Santa Rosa, T7xxx CPU e acima usando a versão v2.35 do RMClock.


Para habilitar SuperLFM, Vá para a página Main Profile
1) Assinale Index 0, o que deve ser chamado SuperLFM
2) Definir o FID de 6x em vez de 8x padrão. A voltagem padrão é geralmente a correcta. Se não é tente coloca-la no valor da tensão mais baixo possível. A menor tensão varia de modelo para modelo de CPU.
3) Vá para a pagina 'Performance on Demand' sub profile e verifique se a caixa de transição P-State Index de 0 está assinalada.
4) Clique em "Aplicar depois de tudo feito, então verifique a página CPU Info para a frequência super baixa e / ou tensão.



IDA representa a Intel Dynamic Acceleration. Basicamente, ele usa um núcleo, enquanto o outro descansa. Não sou um grande fã deste recurso, porque é ‘buggy’ e os ganhos são insignificantes assim mantive-o desligado. Isto provavelmente ajudam a explicar melhor.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: :::::::::::::::::::::::::::::::

 

RMClock para utilizadores do Vista 64bit

É necessário um driver “digitally signed/secure” para o RMClock correr no Vista 64bit. Temos finalmente um driver assinado digitalmente para RMClock!


Aqui está o link para o driver RTCore64.sys assinado: (livre de vírus e testado)
www.flipfire.net/download/rtcore64.zip ou aqui


Faça o download e extraia-o para a pasta RMClock e substitua o driver antigo.
(Observação: Este driver é só para Vista 64bit. Para o XP 64 bits os drivers já estão incluídos na instalação padrão)

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

 

Source:  [Link]

Ver:

Laptop Undervolting Thread

Dynamic voltage scaling

Fazer undervolting ao CPU do seu portátil

Undervolting – o arrefecimento portátil

0 comentários:

 
View My Stats