terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Depois do USB 2.0, chega o USB Super Speed 3.0

In "PUBLICO.PT":

Os responsáveis do Fórum para o Desenvolvimento do USB (USB Implementers Forum- USB-IF) aproveitaram o Consumer Electronics Show (CES), que decorreu até ao passado fim-de-semana em Las Vegas, para fazerem uma demonstração do novo USB 3.0, ou seja, uma nova tecnologia que torna a transferência da dados até dez vezes mais rápida e mais eficiente do ponto de vista energético.

A evolução das conexões USB (Universal Serial Bus), que permitem ligar aos computadores todo o tipo de periféricos, tem avançado a bom ritmo. Mas este novo USB Super Speed 3.0 poderá mitigar as inovações durante algum tempo: através desta nova tecnologia, é possível multiplicar por dez a velocidade das actuais conexões.


A grande diferença reside no facto de o USB 2.0 dispor de quatro linhas - duas para dados, uma para a corrente e outra para a ligação-terra - e o USB 3.0 passar a dispor de cinco linhas. Duas delas são usadas para o envio de informação e outras duas para a recepção, de forma que o trânsito dos dados é bidireccional, coisa que não acontecia com a tecnologia 2.0.


Consequentemente, através dos novos USB 3.0 poderão transferir-se 27 gigabytes de informação (aproximadamente o volume de dados contido num filme em Blu-ray de alta definição) para um periférico em apenas 70 segundos, ao passo que a mesma quantidade de informação tarda 15 minutos a ser transferida através de uma ligação USB 2.0.


A nível energético, o USB 3.0 - que chega ao mercado nas próximas semanas - é igualmente mais eficiente, consumindo apenas um terço da anterior geração de USB. A nova tecnologia é igualmente compatível, retroactivamente, com a antiga geração de USB.


Já são vários os fabricantes comprometidos com a instalação da nova tecnologia: Asus, Fujitsu e HP já têm prontos modelos de portáteis com o novo USB e a Western Digital e a Seagate também já vão incluir o Super Speed 3.0 nos seus discos externos.

0 comentários:

 
View My Stats