Um varistor ou VDR (do inglês Voltage Dependent Resistor) é um componente electrónico cujo valor de resistência eléctrica é uma função da tensão aplicada nos seus terminais. Isto é, à medida que a diferença de potencial sobre o varístor aumenta, sua resistência diminui.
Os VDRs são geralmente utilizados como elemento de protecção contra transientes de tensão em circuitos, tal como em filtros de linha. Assim eles são montados em paralelo com o circuito que se deseja proteger, por apresentarem uma característica de "limitador de tensão", impedindo que surtos de pequena duração cheguem ao circuito, e no caso de picos de tensão de maior duração, a alta corrente que circula pelo dispositivo faz com que o dispositivo de protecção (disjuntor ou fusível), desarme, desligando o circuito da fonte de alimentação.
Aplicação: Surge protector
Observações e cuidados na aplicação dos varistores
O varistor possui um limite de conversão de energia eléctrica em térmica, normalmente medido em J joules. Uma vez excedido esse limite, ou seja, por algum motivo a sobretensão continue por muito tempo, o varistor queima.
Para evitar a queima do varistor por exposição a uma sobretensão acima do tempo suportável, são utilizados fusíveis de protecção, os quais interrompem o circuito (queimam) antes que ocorram danos àquele componente.
Algumas pessoas acreditam que a presença dos varistores (MOV), dentro dos seus dispositivos de protecção contra surtos, já é suficiente para uma completa protecção contra os infortúnios do fornecimento de energia eléctrica, tais como surtos na rede de alimentação.
Infelizmente, um Varistor e outros tipos de supressores não fornecem protecção para os equipamentos quando as sobretensões são mantidas durante um tempo acima do permitido, já que o varistor tem um limite na transformação de energia eléctrica em energia térmica (Efeito joule). Isso resulta em queima do componente, podendo existir a possibilidade de início de fogo.
Source: [Link]
Ver também:
Os sprites são fenômenos que ocorrem durante tempestades. Eles só são detectáveis do espaço. Um sprite é um raio peculiar. Forma-se no topo da nuvem (os raios típicos se formam na base), e têm carga positiva (os raios normais têm carga negativa). Partindo da nuvem, uma corrente positiva se dirige às cargas negativas que se acumulam no solo. Quando as encontra, o circuito se fecha e o raio aparece. Também podem ocorrer nas nuvens mais altas de Netuno.
A burst of electromagnetic radiation from an explosion (especially a nuclear explosion) or a suddenly fluctuating magnetic field. The resulting electric and magnetic fields may couple with electrical/electronic systems to produce damaging current and voltage surges. For a comprehensive assessment of likely damages to electronics equipment and electrical infrastructure, see the 2008 Critical National Infrastructures Report written by the EMP Commission of the U.S federal government. A broadband, high-intensity, short-duration burst of electromagnetic energy.
0 comentários:
Enviar um comentário