domingo, 15 de março de 2009

AVR microcontroller based ethernet device / web server

Como construir um dispositivo Ethernet baseado num microcontrolador AVR da Atmel e no controlador Ethernet ENC28J60.articletitle_th

A Ethernet tem sido, tradicionalmente, uma interface bastante complexa. Todos os chips Ethernet tinham, até hoje, 100 ou mais pinos, eram difíceis de encontrar em pequenas quantidades e difíceis de usar com um pequeno microcontrolador com pouca memória. A Microchip mudou o mundo com seu novo chip Ethernet ENC28J60!

O ENC28J60 é um pequeno chip com apenas 28 pinos e tem uma interface SPI que é fácil de usar a partir de qualquer microcontrolador.

Isto abre um mundo completamente novo de aplicações. Você pode facilmente construir pequenos dispositivos que podem ser distribuídos por toda a casa e simplesmente ligado à Ethernet.

Tudo pode ser facilmente ligado via Ethernet. A distância já não é um factor limitativo.

Todos os componentes de hardware estão disponíveis a partir de shop.tuxgraphics.org. O software e os circuitos estão disponíveis gratuitamente (GPL V2 license).

Há artigos sobre o uso do ENC28J60 juntamente com um Microcontrolador AVR nas páginas da Tuxgraphics.

O primeiro artigo, Um dispositivo Ethernet baseado num Microcontrolador AVR , está centrado no tema muito básico: descrição do ENC e ligação básica.

schematic_drawing

O segundo introduz um simples servidor HTTP, construído com o ATMega88 e o ENC28J60: HTTP / TCP com um microcontrolador atmega88 (AVR web server).eth-remote-device
São descritos neste artigo a máquina de estados TCP e os princípios de HTTP.

avrethlcd
O terceiro artigo sobre AVR e Ethernet nas páginas da Tuxgraphics é: Um display LCD com interface ethernet. O objectivo é simples e directo: Ligar um módulo LCD 16x2 ao PC via Ethernet.

0 comentários:

 
View My Stats