quinta-feira, 4 de junho de 2009

Metal Oxide Varistor (MOV) como Surge protector

Um varistor ou VDR (do inglês Voltage Dependent Resistor) é um componente electrónico cujo valor de resistência eléctrica é uma função da tensão aplicada nos seus terminais. Isto é, à medida que a diferença de potencial sobre o varístor aumenta, sua resistência diminui.  200px-Varistor_S14K385_photo

     Os VDRs são geralmente utilizados como elemento de protecção contra transientes de tensão em circuitos, tal como em filtros de linha. Assim eles são montados em paralelo com o circuito que se deseja proteger, por apresentarem uma característica de "limitador de tensão", impedindo que surtos de pequena duração cheguem ao circuito, e no caso de picos de tensão de maior duração, a alta corrente que circula pelo dispositivo faz com que o dispositivo de protecção (disjuntor ou fusível), desarme, desligando o circuito da fonte de alimentação.

Aplicação: Surge protector

Observações e cuidados na aplicação dos varistores

O varistor possui um limite de conversão de energia eléctrica em térmica, normalmente medido em J joules. Uma vez excedido esse limite, ou seja, por algum motivo a sobretensão continue por muito tempo, o varistor queima.images5

Para evitar a queima do varistor por exposição a uma sobretensão acima do tempo suportável, são utilizados fusíveis de protecção, os quais interrompem o circuito (queimam) antes que ocorram danos àquele componente.

Algumas pessoas acreditam que a presença dos varistores (MOV), dentro dos seus dispositivos de protecção contra surtos, já é suficiente para uma completa protecção contra os infortúnios do fornecimento de energia eléctrica, tais como surtos na rede de alimentação.

Infelizmente, um Varistor e outros tipos de supressores não fornecem protecção para os equipamentos quando as sobretensões são mantidas durante um tempo acima do permitido, já que o varistor tem um limite na transformação de energia eléctrica em energia térmica (Efeito joule). Isso resulta em queima do componente, podendo existir a possibilidade de início de fogo.

 

Source:  [Link] 

Ver também: 

Varistor

Voltage spike

Raio (meteorologia)

Lightning

Sprites:

Os sprites são fenômenos que ocorrem durante tempestades. Eles só são detectáveis do espaço. Um sprite é um raio peculiar. Forma-se no topo da nuvem (os raios típicos se formam na base), e têm carga positiva (os raios normais têm carga negativa). Partindo da nuvem, uma corrente positiva se dirige às cargas negativas que se acumulam no solo. Quando as encontra, o circuito se fecha e o raio aparece. Também podem ocorrer nas nuvens mais altas de Netuno.

Electromagnetic pulse (EMP):

  • A burst of electromagnetic radiation from an explosion (especially a nuclear explosion) or a suddenly fluctuating magnetic field.  The resulting electric and magnetic fields may couple with electrical/electronic systems to produce damaging current and voltage surges.   For a comprehensive assessment of likely damages to electronics equipment and electrical infrastructure, see the 2008 Critical National Infrastructures Report written by the EMP Commission of the U.S federal government.
  • A broadband, high-intensity, short-duration burst of electromagnetic energy.
  • Surge suppression Definition from PC Magazine Encyclopedia

    untitled

     

     
    View My Stats