domingo, 15 de março de 2009

Guia de Soldadura

Primeiro, necessita de um ferro de soldar (cerca de 25W), solda 60/40 e um suporte para o ferro de soldar. Tente não respirar os fumos da solda. Trabalhe numa área bem ventilada. Antes de soldar, deve estanhar a ponta do ferro. Basta aguardar que o ferro de soldar aqueça, aplicar uma camada de solda na ponta, e limpe-a com uma esponja molhada. Agora, para soldar os componentes na placa, cortar os fios no tamanho adequado. Introduza os componentes através dos buracos respectivos e dobre-os para que fiquem seguros. Coloque a ponta do ferro de soldar de modo que ela toque o fio e o cobre, ao mesmo tempo. Em seguida, aplique a solda no fio (e não sobre a ponta do ferro de soldar).

A seguir um exemplo de como a junta de soldadura deve parecer:

joints

sdr_fig3

Quantidade de solda a ser usada
a) Mínima quantidade de solda
b) Óptima
c) Solda Excessiva

Um guia de soldadura mais extensivo pode ser encontrado aqui: http://www.kpsec.freeuk.com/solder.htm

Source: [Link]

Actualização em 17-05-2009:

Considerações de Saúde

Quando você compra um ferro de soldar na Califórnia, você irá encontrar o seguinte impresso na caixa:

Warning: This product, when used for soldering and similar applications, produces chemicals known to the State of California to cause cancer and birth defects or other reproductive harm.

As pessoas que não são da Califórnia podem ficar chocados com estas linhas, mas você deve saber que todos os produtos que contenham certas substâncias químicas classificadas têm isto impresso. Você encontra uma frase semelhante no Vinagre Balsâmico italiano original se o comprar na Califórnia.   Isso naturalmente não significa que não deve levá-lo. Está lá por um bom motivo.

dust-masks_th

Porquê este aviso?   Há aqui duas substâncias principais que podem causar problemas. Uma delas é o chumbo na solda.   Você pode eliminá-lo usando fio de solda livre de chumbo.   A outra substância é a resina ou o fluxo da solda, que se encontra no interior do fio de solda.   Este fluxo é necessário para proteger a solda do oxigénio. O fluxo vai correr em cima da solda líquida e, assim, evita que o oxigénio do ar provoque uma reacção química com o metal líquido.   Este fluxo da solda também irá evaporar um pouco o que provoca muitas vezes fumos visíveis.

Em geral, você terá a sua cara perto e ligeiramente acima do ponto onde solda.   Isso acontece porque você querer ver o que está a soldar. Isto significa, infelizmente, que a maior parte dos fumos vão direito ao seu nariz.
O que fazer?   A maioria do fluxo de soldar evaporará quando aquecido e torna-se novamente sólido quando arrefece.  Formam-se partículas finas no ar.   Uma máscara simples de poeira oferecer aqui uma boa protecção.
É possível também comprar ventoinhas com filtro que sugam alguns dos fumos, mas eu prefiro uma máscara simples e de tempos a tempos a ventilação da sala com ar fresco.

Source: [Link] 

0 comentários:

 
View My Stats